sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Entidades organizam protesto pelos dois anos de morte da reposição salarial dos servidores do Estado




Após dois anos sem reajuste salarial, o acumulado de perdas inflacionárias dos servidores estaduais do Ceará referente a 2015 e 2016 já soma 18%. Para protestar pelos dois anos de morte da reposição salarial, os servidores públicos estaduais realizarão, na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a partir das 8h, ato unificado na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Na ocasião, o governador Camilo Santana abrirá os trabalhos na Casa.

O ato é convocado pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), composto por mais de 30 entidades dos servidores públicos estaduais, dentre elas o Sintaf. A manifestação integra outras entidades de classe, envolvendo diversas categorias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que elaboraram um calendário conjunto de atuações em defesa do serviço público.

Duplo golpe

O governador Camilo Santana chegou a anunciar que enviaria à Assembleia, ainda em dezembro do ano passado, mensagem com o reajuste dos servidores. Porém, até o momento não enviou e nem sinalizou o percentual da reposição. A expectativa dos trabalhadores é de que o índice contemple pelo menos a correção inflacionária das duas últimas datas-bases.

Além de dois anos sem correção inflacionária – o que evitaria que o salário dos servidores se desvalorizasse –, os trabalhadores sofreram ainda outro baque salarial, com o aumento de 3% da contribuição previdenciária, que saltou de 11% para 14%.

A mensagem com mais esse golpe aos servidores foi aprovada, às pressas, em dezembro do ano passado, antes do início do recesso do legislativo. Apesar de implicar na retirada de direitos, o texto, de autoria do Executivo, foi aprovado com folga pelos deputados. Apenas oito votaram contra a matéria: Renato Roseno (Psol), Capitão Wagner (PR), Ely Aguiar (PSDC), Daniel Oliveira (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Roberto Mesquita (PSD), Carlos Matos (PSDB) e Heitor Férrer (PSB).

Impacto no orçamento

Com 0% de reajuste, o poder de compra dos servidores públicos diminuiu. Significa menos dinheiro no bolso e menos comida na mesa do trabalhador. O impacto no orçamento de muitas famílias é sentido de forma significativa, sobretudo com o aumento exponencial de todos os itens e serviços ofertados à população.

Serviço

Ato unificado em protesto aos dois anos de morte da data base dos servidores estaduais
Data/hora: dia 1º de fevereiro de 2017, a partir das 8 horas
Local: Assembleia Legislativa do Ceará (concentração na Rua Barbosa de Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário