terça-feira, 26 de abril de 2016

Servidores estaduais unificam luta rumo à greve geral




Diversas categorias de servidores públicos estaduais se reuniram ontem (25/04) pela manhã, no Palácio da Abolição, para uma Plenária Geral convocada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). Na Plenária, as lideranças reforçaram a necessidade da realização de assembleias específicas para a construção de uma possível greve geral.

Também foi definida a realização de uma nova Plenária na próxima quinta-feira, dia 28 de abril, quando as diversas categorias se reunirão novamente em frente ao Palácio da Abolição. O movimento deverá contar com a participação expressiva dos professores da rede estadual, que deflagraram greve por tempo indeterminado a partir de hoje.

Com ampla cobertura da imprensa, o ato político visou fortalecer a mobilização dos servidores públicos e demonstrar, para o Governo, a insatisfação dos trabalhadores com o adiamento dos debates acerca do reajuste salarial. Soma-se a isto o desrespeito à data base dos servidores, fixada por lei em 1º de janeiro.

Os servidores estaduais pedem R$ 12,67% de recomposição, com o objetivo de repor a inflação do ano passado, de 10,67%, e agregar mais 2% para minimizar parte das perdas salariais acumuladas, já que o poder aquisitivo do funcionalismo público caiu 57% de 1999 a 2015. 

Encaminhamentos da Plenária Geral

Os servidores dos 17 sindicatos e associações presentes na Plenária Geral, dentre eles o Sintaf, Sinduece, Sindetran e Sindisaúde, definiram os seguintes encaminhamentos:

- Realização de assembleias específicas em cada sindicato, a fim de construir, em conjunto com as bases, a greve geral do serviço público estadual;

- Realização de nova Plenária na quinta-feira, dia 28 de abril, às 9h, no Palácio da Abolição, com a participação expressiva dos professores da rede estadual; 

- Criação do Comitê em Defesa da Democracia e das Organizações dos Trabalhadores no âmbito do Fuaspec;

- Participação nas atividades do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em defesa dos direitos trabalhistas, do serviço público e da democracia (as comemorações serão realizadas na Av. Leste Oeste, com concentração na Areninha do Pirambu, a partir das 8h. Em seguida haverá uma caminhada até o CUCA CHE GUEVARA/Barra do Ceará, encerrando com ato político e cultural).

- Participação do Fuaspec na Assembleia Geral da Sinduece, no dia 29 de abril, às 9h, no auditório da UECE (Campus do Itaperi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário