quinta-feira, 21 de maio de 2015

Fuaspec participa da primeira Mesa Estadual de Negociação Permanente com o novo Governo

 


O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) participou, na tarde da última terça-feira (19), no prédio da Secretaria do Planejamento e Gestão, da primeira Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), após o último processo eleitoral. Desde a gestão do governador Cid Gomes, as negociações não contavam com a presença do Executivo Estadual, o que acarretou o represamento de diversas demandas dos servidores.

Os coordenadores do Fuaspec retomaram a mesa abordando a situação do Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO), que teve a carga horária ampliada de 30 para 40 horas semanais, mas continua ganhando o mesmo salário; a falta de atendimento no Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores.

Sobre o grupo ADO e demais demandas dos servidores da Educação, a Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), Rita de Cássia, contextualizou a falta de concurso público na área administrativa da Secretaria de Educação e reforçou as dificuldades enfrentadas pelo Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional. “Além da valorização profissional, estamos preocupados com o serviço prestado à sociedade”, comentou Rita.

Como primeira resolução da MENP ficou definido que, no próximo encontro, o Governo trará uma proposta de reestruturação do Issec na tentativa de melhorar os serviços prestados pelo órgão. A intenção do Governo é transformar o plano de saúde do Estado num plano com coparticipação, ou seja, os usuários do plano deverão pagar um percentual sobre valor do serviço utilizado em cada consulta ou exame. Essa proposta do Governo é questionada pelos servidores, que alegam, dentre outros aspectos, as perdas salariais que vêm sofrendo nos últimos anos, sendo o Issec uma política compensatória.

Nesse contexto, a coordenadora geral do Fuaspec, Eliene Uchoa, avaliou que, para a primeira reunião, o encontro foi satisfatório, mas solicitou que houvesse clareza entre os representantes do Executivo e Legislativo nas ações de melhoria do serviço público. “Considero que a Mesa de Negociação Permanente é uma grande conquista dos trabalhadores, pois trata-se de um movimento legítimo que busca alcançar o diálogo com o Governador, pontuando as principais demandas das categorias”, declarou Eliene Uchoa. Durante a reunião, a coordenadora geral cobrou ainda a retomada das mesas setoriais de negociação em todas as secretarias, fato já acatado pelo governador Camilo Santana.

Por fim, Ariano Pontes, procurador adjunto da Procuradoria Geral do Estado, marcou uma reunião para a próxima sexta-feira (22/05), às 8h, para tratar as pendências jurídicas do Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO), a gratificação de deslocamento dos servidores lotados no interior do Estado, a implantação das comissões previstas no Decreto que regulamenta o combate ao assédio moral no serviço público e a liberação de dirigentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário